sábado, 12 de novembro de 2011

RESPOSTA A UM AMIGO NO FACEBOOK



Olá, Ivan! Tudo bem? Também sou Católico Apostólico Romano e tenho muito orgulho disso. Inda mais pelo que de singular ela tem a oferecer ao mundo: o evento JESUS CRISTO, a própria PESSOA E MISSÃO DE JESUS CRISTO, que permanentemente chega a nós através da missão por Ele mesmo a ela confiada antes de sua ASCENSÃO AO CÉU.
Ainda hoje, MUITOS PRETENDEM REDUZI-LO A UM MITO idealizado pelas primeiras comunidades cristãs após sua morte, bem como, a Igreja, a uma mera instância de poder identificada com o poder deste mundo.
Por um lado, apegados à tese teológica, de muito, completamente superada, que consistia em afirmar a inexistência do CRISTO HISTÓRICO, revelam total desconhecimento da TEOLOGIA CRISTÃ, ou em especial, da TEOLOGIA CATÓLICA, que se fundamentam no CRISTO RESSUSCITADO.
Por outro lado, não compreendem o sentido mais profundo do PODER CONFIADO POR CRISTO À IGREJA DE ESTAR A SERVIÇO DA HUMANIDADE, TAL QUAL CRISTO VEIO "PARA SERVIR E NÃO PARA SER SERVIDO"; bem como, revelam seu desconhecimento a propósito de que a Igreja é divino-humana, e que, enquanto também constituída por homens, estão estes sujeitos ao erro e aos limites impostos pela história e pela própria natureza humana, o que não cancela nem se confunde com a PLENA ASSISTÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO, GARANTIDA POR JESUS, A FIM DE QUE A IGREJA NÃO ERRE QUANTO À MORAL E À DOUTRINA AO PRONUNCIAR-SE EX-CATEDRA.
Revelam ainda desconhecimento da própria História, quando – não raro, descontextualizadamente – se apegam, e de modo reducionista e repetitivo, a infelizes episódios do passado: até preferem apegar-se a eles, e a outros sempre possíveis do presente, para desacreditá-la quando não também hostilizá-la, minimizando ou mesmo negando a importância da Igreja como um todo, não só para os cristãos, mas para toda a humanidade.
À Igreja Católica Apostólica Romana se reportando frequentissimamente e sem, ao menos, conhecerem com propriedade sua TEOLOGIA, ou especificamente sua DOGMÁTICA, fazem, por exemplo, incontáveis utilizações e referências críticas mordazes ou depreciativas ao conceito DOGMA. De certo, não pode haver coerência, ou justiça, ou isenção nisso.
A IGREJA É MENSAGEIRA DO EVANGELHO DA VIDA, DO AMOR E DA VERDADE, E ABERTA AO DIÁLOGO. Um bom caminho para um diálogo sincero, respeitoso e frutuoso – com vistas à vida e ao amor; à verdade, à justiça e à isenção – é que se conheça melhor a si mesmo, aquilo de que se fala e com quem, de  quem e a quem se fala, além de não ser inútil ou desnecessário saber também como falar. Assim, podem ser evitados muitos erros, os quais facilmente prolongar-se-iam, prejudical ou mesmo injustamente, pela história.

Jacarezinho, PR, 12-11-11.
Sérgio Eduardo Possetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário