quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ESSÊNCIA DA VIDA




A essência da vida é o amor;
A essência do amor, a doação;
A essência da doação, o despojamento;
A essência do despojamento, a sabedoria;
A essência da sabedoria, a fé;
A essência da fé, a fraternidade;
A essência da fraternidade, a partilha;
A essência da partilha, a imitação de Deus;
A essência da imitação de Deus, a santidade;
A essência da santidade, a humildade...
Que nos torna agradáveis a Deus.

Entre Jacarezinho e Cambará, ambas PR, 2000.
Autoria: Sérgio Eduardo Possetti

A VIDA É UM MISTÉRIO




Não é o arcano algo etéreo:
Quando pensas, te deslocas,
Dois aspectos do mistério,
Todo dia tu o tocas.

Num encontro me revelo,
Porém me velo também.
E na atenção que desvelo
Introjeto algo ou alguém.

Se eu te disser quem eu sou,
Saberás pouco de mim,
Porque, de tudo o que sou,
Pouco te direi enfim.

Este é um mistério da vida:
É um mistério a própria vida.
Por mais que seja vivida,
Permanece ela escondida.

Entre os mistérios da vida,
Não me é difícil escolher.
Pois, entre a morte e a vida,
Desejo sempre viver.

Quero conhecer-te, VIDA!
Que grande mistério encerras!
Que, modesta, em tantas lidas,
A nossa mente descerra.

Mistério que nos encanta!
Mistério que nos atrai!
Mas, se a soberba for tanta,
O pobre homem logo cai.

Quantos olhos a ti miram!
Quantos modos de te ver!
Porém, nem todas as miras
Conseguem te compreender.

Ao homem da Religião
E também ao da Ciência,
Por tua contemplação,
A todos dás sapiência.

Sapiência, te enxergar;
Sapiência, te acolher;
E Sapiência, escutar...
O que nos tens a dizer.

És tu que fazes o poeta
Pela sensibilidade;
E que fazes o profeta
Criar nova humanidade.

És o nosso paradigma,
A nossa motivação,
És o nosso grande enigma,
És a nossa solução.

Homem, prossegue em tua ânsia
De desvendar este arcano...
Que, com sua exuberância,
Te tornará mais humano!

Homem, ao prosseguir na ânsia
De desvendar este arcano,
Cuidado com a arrogância,
Pra não tornar-te inumano!

No mistério da existência,
Toca tu com reverência,
Com ética, e com prudência
Para captar-lhe a essência.

Bandeirantes, PR, 12-1999; revista: Jacarezinho, PR, 27-9-11.
Autoria: Sérgio Eduardo Possetti

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O AMOR É O SUMO BEM




O amor é coisa estupenda,
Pois o amor é o sumo bem...
Mesmo aquele amor das lendas,
Onde tudo acaba bem.

Bandeirantes, PR, 19-10-1998.
Autoria: Sérgio Eduardo Possetti

FELICIDADE É AMAR





É FELIZ quem sabe amar:
O amor é a FELICIDADE!
Este é capaz de forjar,
Em o tempo, a ETERNIDADE.

Bandeirantes, PR, 20-12-1998.
Autoria: Sérgio Eduardo Possetti

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AMOR INSOFISMÁVEL





Amor insofismável,
Silogismo perfeito,
É aquele de Cristo,
Ou quanto leve o seu jeito...

Amor verdadeiro,
Amor compromisso,
Existe pra isso:
Se doar por inteiro.

Amor decantável,
Amor declinável,
Porém, sempre o mesmo...
Amor por inteiro.

Amor inigualável,
Amor inesgotável,
Amor sempre imitável,
Este amor por inteiro.

Oh, dom tão memorável,
De substância imutável,
De Ser tão anelável,
E à nossa vida aplicável!

Oh, presente incomparável!
Oh, convite irrecusável,
Para além do espaço e tempo,
O único dom perdurável!

Virtude incomensurável!
Único dom perdurável
Para além do espaço e tempo,
Que tanto a nós são amáveis!

Um amor insofismável
É um amor a toda prova.
Seu valor é aquilatável
Pelas obras que o comprovam.

Seu vigor vence o odiável,
Ilumina o deplorável,
Faz do pobre miserável
Rico filho admirável.

Ele sempre é o mais amável
De todo bem, coisa certa!
Nada há, nele, condenável,
Nele, que a todos liberta.

Seu poder é ilimitável.
Nele, tudo é realizável:
Se se o quiser em tempo hábil,
A ele tudo é perdoável.

É um mistério inefável
O agir de Deus, afável,
De alvitre inolvidável
Sua ação inexorável.

Só um Amor irrefutável
Constroi o mundo admirável,
Com quanto seja sonhável,
Desse amor tão desejável...

Deus, Amor insofismável,
Eu buscarei, incansável,
Proclamar a todo o mundo
O vosso amor, tão profundo!

Um amor sempre louvável,
Amor sempre indeclinável,
Que sublima o razoável
E que resta o indispensável.


Por mais que se qualifique o amor,
arrolando seus desdobramentos,
ele sempre permanecerá incompreensível
em seus sentidos e expressões.


Barretos, SP, 6-2001; revista: Jacarezinho, PR, 26-9-11.
Autoria: Sérgio Eduardo Possetti

domingo, 25 de setembro de 2011

COMENTÁRIO À ACUSAÇÃO CONTRA BENTO XVI




VÍTIMAS DE PADRES PEDÓFILOS
APRESENTAM QUEIXA CRIME CONTRA O PAPA BENTO XVI


Segundo matéria divulgada pelo GAZETA DO POVO e outros sites[1], uma associação americana de vítimas de padres pedófilos, denominada SNAP, anunciou nesta terça-feira, 13, ter apresentado uma queixa ante o Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o papa Bento XVI e três outros dirigentes da Igreja católica por crimes contra a humanidade.
O papa Bento XVI, então cardeal Josephf Ratzinger, é acusado porque era o chefe da Congregação para a Doutrina da Fé durante o pontificado de João Paulo II; o cardeal William Levada, por ser-lhe o atual; o cardeal Angelo Sodano, porque era o secretário de Estado do Vaticano no período do pontificado de João Paulo II; e o cardeal Tarcisio Bertone, por exercer esta função atualmente.[2]
Conforme os sites, os dirigentes da associação querem que o Papa seja julgado por ‘responsabilidade direta e superior por crimes contra a humanidade por estupro e outras violências sexuais cometidas em todo o mundo’. Acusam-no de ‘ter tolerado e ocultado sistematicamente os crimes sexuais contra crianças em todo o mundo’.
De acordo com a matéria, o papa Bento XVI expressou sua vergonha e pediu desculpas, apelando para a tolerância zero contra a pedofilia, bem como pediu aos bispos do mundo, que têm a responsabilidade primária pelos seus sacerdotes, a plena cooperação com os tribunais criminais.
A SNAP não teria acreditado nesse desejo de transparência e justiça, nem moderado suas acusações.


COMENTÁRIO:

Com pesar, humildade e responsabilidade, sem olvidar a caridade, posiciona-se a Igreja Católica Apostólica Romana sobre casos de pedofilia envolvendo padres, confiando na justiça para apurar e sancionar com a devida pena casos que tenham efetivamente ocorrido. E não podia ser diferente, pois seu compromisso é com o Bem e a Verdade.
De fato, compromete-se com todos os demais valores autenticamente humanos e divinos. É por essa razão que se constitui na primeira anunciadora, promotora e defensora do Amor e da Vida, e deplora e denuncia não só este mal hediondo, mas quaisquer outros males, entre eles a injustiça que campeia solta pelo mundo, roubando ou insistindo em negar, violenta e gananciosamente, a dignidade de milhões e milhões de pessoas humanas, as quais mesmo não se quisessem vê-las como irmãs e irmãos – por se negar sua dignidade de filhos e filhas de Deus – não se poderia negar serem todas membros e representantes da Humanidade, com direitos e deveres iguais a serem garantidos e respeitados, não sendo jamais ético, ou lícito, desrespeitá-los, negando-os a um sequer, ou discriminando a um só.
O problema não é de importância menor, nem pretende a Igreja minimizá-lo. De certo, bem assim a Igreja o vê: ela nem pode, nem quer ser cúmplice de algum crime ou ser injusta com alguém, quem quer que seja; em virtude disso, quer que acusações de pedofilia contra algum de seus padres sejam, sim, submetidas ao juízo cível-criminal: de um lado, porque não estão dispensados de responder por seus atos também civil e criminalmente, de outro, para que se distingam efetivos casos de abuso de casos de falsas acusações, motivadas por razões espúrias, tais como a de extorsão e a de atentado contra a sua imagem.
Não quer a Igreja adotar uma posição defensiva, que pouco, ou nada, contribuiria para uma relação dialogal ou de transparência. Mas talvez seja ainda útil propor algumas questões:
– Por que a Igreja, sendo a protagonista da realização de tanto bem, ou tomando parte alegremente de sua realização, ou com todo bem se alegrando, é alvo tão constante de tantas acusações, e, muitas delas, com o intuito claro de ferir-lhe a imagem, ou de desacreditá-la, principalmente na pessoa de seus representantes maiores, o Papa e os Bispos? A resposta parece simples: – Exatamente, porque ela representa a maior força moral para o Mundo. Assim, qualquer erro que algum de seus membros cometa se agiganta extraordinariamente aos olhos dos que a veem de fora sem poder ou querer enxergar, para além do ponto, o horizonte. Isso principalmente considerando-se que os valores por ela defendidos são, com bastante frequência, contrários a muitos outros interesses, que não o de servir a Deus e a Humanidade.
– Por que é alvo de tantos preconceitos? – Porque não se conhece, ou não se quer conhecer, ou não se quer deixar conhecer a sua verdadeira identidade. Pois, por uma razão de conveniência, pode ser mais cômodo permanecer na ignorância do que buscar a verdade ou a ela se abrir, ainda que só a verdade seja apta a libertar o ser humano. Demais, muitos são os que se regozijam com isso, instrumentalizando-o em seu favor, os mesmos que não se cansam de alimentar preconceitos e de divulgar dados distorcidos, ou adulterados contra a Igreja Católica Apostólica Romana, ou contra quem se ponha em seu caminho. Aliás, não é incomum grandes detentores do poder econômico patrocinarem ONGs pelo mundo inteiro, a fim de divulgarem, defenderem e fazer implantar a ideologia dos seus patrocinadores. Trata-se de organizações com orçamentos anuais multibilionários, estrategicamente unidas entre si, cujos nomes são, intencionalmente, dissimuladores ou ocultadores de seus verdadeiros propósitos. Assim agem para não chocar a opinião pública. Desse modo, vão introduzindo aos poucos seu sistema de ideias. Propositadamente, confundem e enganam com termos vagos e imprecisos, criando sempre novos eufemismos para não escandalizar com o que realmente pretendem. Exercem fortíssima pressão sobre as pessoas e organismos, como também contam com o apoio de muitos e influentes organismos. Adotam a estratégia de excluir da abordagem temática o seu pertinente e inafastável aspecto moral e religioso, bem como a de repetir e enfatizar argumentos sentimentais. Desprezam, quando lhes convém, os dados mais certos e seguros da Ciência, inclusive não os levando ao público na discussão das questões, negligenciando assim o mínimo respeito às pessoas, à medida que dessa forma as manipulam, e em nada contribuem para a formação da opinião pública de modo objetivo e, por consequência, imparcial. Imprópria e estrategicamente, esforçam-se por deslocar o foco da discussão: por exemplo, do moral e religioso para o de saúde pública pura e simplesmente. Com tudo isso, buscam tenazmente impor o seu pensamento sem que os seus grandes mentores apareçam e, a todo custo, tentam afastar a Igreja da discussão dos problemas, como se ela não pudesse se manifestar competentemente, ou não pudesse ou não devesse ser chamada à discussão, nada tivesse a dizer, ou nada ou a ninguém representasse.
Por fim: – Com quantas afirmações gratuitas e posicionamentos hostis à Igreja e ao Clero nos deparamos no cotidiano? – Inúmeros e inúmeros!
É preciso que esta situação dê lugar a uma situação de respeito, em que as relações sejam pautadas pelo amor à verdade, movidos pelo qual tenhamos um olhar mais aprofundado e crítico da realidade, e não nos deixemos levar pelo bombardeio de informações fragmentadas, por exemplo, ouvidas em sala de aula por anos a fio, ou através da Mídia, promotoras subliminares de uma autêntica lavagem cerebral, propícia ao ceticismo, ao relativismo, ao materialismo e a uma quantidade absurda de preconceitos à Moral e à Religião, especialmente à Igreja Católica Apostólica Romana.
A Igreja não teme a verdade, nem está fechada ao diálogo, ou cega à justiça. Por isso, não foge nem fugirá a eventual ação; continuará pedindo tolerância zero contra a pedofilia, e desejosa de que se faça justiça também nos casos dessa natureza, não somente nos que envolvam seus sacerdotes, acreditem ou não em seu pesar e transparência. Mas ainda uma pergunta: – Por que o foco continua sendo a Igreja, quando é fato notório que a maciça maioria desses casos não se relaciona a padres? E por que esta queixa ocorre poucos dias antes da visita do Papa à Alemanha, a realizar-se nestes 22 a 25 de setembro, em Berlim? – Mais uma vez e a par de outros motivos, alguns já mencionados, por efeito midiático.[3]

Jacarezinho, PR, 14-9-2011.
Sérgio Eduardo Possetti

sábado, 24 de setembro de 2011

O AMOR É UMA PAIXÃO (II)




O amor é uma paixão,
A paixão de te encontrar...
É o amor de nossa união...
De eternamente te amar.

O amor é uma paixão,
A de nunca te esquecer:
Sempre no meu coração,
Pois és o meu bem-querer.

Jacarezinho, PR, 25-5-2009.
Autoria: Sérgio Eduardo Possetti

O AMOR É UMA PAIXÃO (I)




O amor é uma paixão
Que cega e faz enxergar.
Não rima com solidão:
A todos quer irmanar.

O amor é uma paixão
Que cega ou faz enxergar:
Cega se só sensação;
Casta luz se puro amar.

Esta poesia foi composta em Bandeirantes, PR; a forma atual resulta da junção de duas trovas: a 1ª data 19-10-98; a 2ª também é 1998, embora não conste sua data precisa; forma atual: Jacarezinho, PR, 24-9-11.
Autoria: Sérgio Eduardo Possetti